Quênia lança site para internautas denunciarem casos de corrupção

Portal promete dar suporte para cidadãos reportarem incidentes de desvio de verbas e mau uso de recursos públicos

Por Opera Mundi
Quinta-feira, 31 de outubro de 2013


O governo queniano lançou nesta quinta-feira (31/10) um website que permite a internautas denunciar esquemas de corrupção ao redor do país. O portal recolhe as denúncias - que podem ser anômimas ou identificadas - e as direciona para o departamento de investigações do país. As mensagens também são enviadas para o gabinete do presidente Uhuru Kenyatta.

"O compromisso do presidente é limpar o governo. O site avança na intenção do país de agir fortemente contra corrupção", afirmou um porta-voz da Presidência queniana.

O portal também vai permitir que os usuários enviem vídeos e mensagens de voz. O governo trabalha agora para desenvolver um aplicativo para celulares e tablets. Na quarta-feira (30), o país africano mandou mensagem para os cidadãos convidando a todos para participarem da ação. "Agora você pode denunciar a corrupção diretamente para o presidente", diz o texto, via SMS.

Nairóbi se associou em 2013 ao "Transparência Internacional", grupo que conta com 139 países na luta contra a corrupção. Embora o país africano registre um dos índices mais elevados de suborno e corrupção no mundo, a entidade destaca que o Quênia é, atualmente, um dos que mais apresenta propostas concretas para frear escândalos ao redor do país.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.