Prefeitura de Osasco inaugura Escola Parque e inicia construção de creche

O novo espaço é fruto de uma parceria entre as secretarias de Educação e Meio Ambiente, reunindo pedagogia e sustentabilidade

Por Secom Osasco
Quarta-feira, 30 de outubro de 2013


O prefeito de Osasco, Jorge Lapas, entregou no dia 26 de outubro, a Escola Parque KM 18, no Alto do Farol. Na ocasião, também foi feito o lançamento da Pedra Fundamental da construção de uma creche no local.

O novo espaço é fruto de uma parceria entre as secretarias de Educação e Meio Ambiente, reunindo pedagogia e sustentabilidade. Será um equipamento do qual alunos de toda a rede municipal de ensino poderão usufruir, por meio de Educação Ambiental.

O prefeito Jorge Lapas afirmou que a administração municipal, na gestão passada, adquiriu a área onde está o parque, tornando-a uma patrimônio da população e agradeceu a família ex-proprietária do terreno, presente no evento, por ter preservado o local e, principalmente, resistido às especulações imobiliárias, optando por fazer a negociação com a prefeitura para viabilizar a Escola Parque. “Não vamos construir aqui uma creche muito grande, porque não queremos destruir esse verde e nem cortar as árvores. Mas essa área não será restrita aos alunos que estudarem aqui. A ideia é que a rede toda faça visitas monitoradas”, explicou.

O prefeito também destacou que o antigo muro que cercava o terreno foi derrubado e substituído por gradil. “Mesmo aqueles que não tiverem tempo de andar aqui dentro poderão, ao passar pelo lado de fora, ver um pouco dessa dessa chácara”, disse. “Precisamos da comunidade para ajudar a cuidar desse lugar com muito mais carinho, porque não é um simples parque”, completou.

Ainda na cerimônia, o secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx, lembrou que, também como parte do projeto de ampliar o verde na cidade, já foram plantadas mais de 50 mil mudas de árvores em várias regiões, incluindo 10 mil mudas de árvores frutíferas. Marx também ressaltou os investimentos em parque e nascentes, visando melhorar qualidade de vida da população. “Até 2005, Osasco tinha apenas cinco parques. Esse já é o décimo parque que estamos entregando para comunidade de Osasco”, disse, ressaltando ainda que em cerca de três meses será entregue o Parque dos Metalúrgicos.

Em seguida, o secretário de Serviços e Obras, Carlos Baba, detalhou o projeto de construção da creche e da reurbanização do parque. A prefeitura pretende manter os prédios já existentes no local, reformando e ampliando o espaço com a construção de mais cinco salas de aulas.

Segundo Baba, a reurbanização do parque incluiu 307 arbustos, mais de 4,7 mil mudas, 257 m² de grama, 10 postes de iluminação, aparelhos de ginásticas, lixeiras 12 bancos e 6 floreiras, além de um pequeno lago, onde vivem patos e tartarugas.

Na sequência, a secretária de Educação, Régia Maria Gouveia Sarmento, lembrou que foi vizinha da chácara adquirida pela prefeitura para se tornar uma Escola Parque. “Toda vez que passava por aqui, ficava apaixonada por essa chácara. Naquela época a gente nem sonhava que este local poderia se tornar uma escola. Agora, quando eu entrei casa, me apaixonei de novo e vi que seria possível construir uma escola mantendo o projeto original, neste formato rústico, para que ela continue combinando com o parque”, destacou.

O vice-prefeito de Osasco, Valmir Prascidelli, lembrou que aquisição da área atendeu a uma reivindicação da população para preservação do local.
Os deputados estaduais, Marcos Martins e Osvaldo Verginio e o presidente da Câmara Municipal de Osasco, vereador Antonio Toniolo, também fizeram uso da palavra e destacaram a importância da nova conquista para a cidade.

Também participaram do evento a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Missiano Lapas, os secretários municipais Waldyr Ribeiro Filho (Relações Institucionais), Marisa Elizabeth da Silva (Administração), Tinha di Ferreira (Esportes, Recreação e Lazer); o chefe de Gabinete Rubinho Bastos; e os vereadores Cláudio da Locadora, Jair Assaf, Josias da Juco, Professora Mazé, Rogério Silva, Valdir Roque; além da presidente da Associação dos Funcionários Públicos Aposentados de Osasco, Nerci Nocentini; o presidente do Conselho de Proteção ao Maio Ambiente de Osasco, Mário Rovira; a escritora poetisa Célia Vaz Galli.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.