Educação como Direito debate escola em tempo integral
Bia Pardi recebe a professora Cida Peres e destaca também as conferências educacionais realizadas durante todo o ano de 2013
Quarta-feira, 30 de outubro de 2013
Conferências educacionais. Escola em tempo integral. Um debate sobre a conjuntura da educação no Brasil e no estado de São Paulo. Tudo isso vira assunto no segundo programa Educação como Direito, que vai ao ar nesta quarta-feira (30) pela Rádio Linha Direta. Bia Pardi recebe a professora Cida Peres, que foi secretária de Habitação durante o governo Marta Suplicy.
O bate-papo é embasado nas conferências realizadas pelas instâncias municipais, intermunicipais e estadual – preparatórias para a Conae, que ocorre no próximo ano. “A Conferência Municipal de São Paulo envolveu um grande debate. Os grupos que mais discutiram foram os da Qualidade Social da Educação e da Gestão Democrática – que discutiu a questão da autonomia educacional”, revela Cida.
Outro tema levantado é a questão da educação em tempo integral. Bia Pardi destaca dados sobre a situação das escolas estaduais paulistas. “Uma pesquisa se constatou que 80% das unidades estaduais em São Paulo não têm biblioteca. Então, como ampliar o tempo de permanência dos alunos na escola se não há ao menos uma biblioteca organizada”, expõe a apresentadora.
“Para efetivar a educação em tempo integral é preciso rediscutir a matriz curricular”, afirma a professora Cida. “Não se pode pensar que apenas ampliando as disciplinas vai melhorar o aprendizado. Temos que ofertar, no meu ponto de vista, condições para que o aluno vivencie em sala de aula”, revela.
Educação como Direito vai ao ar toda quarta-feira às 19 horas. As reprises ocorrem às 12h30 de sexta.