Governistas recuam debate sobre túnel Santos-Guarujá pedido por Telma

Depois de postergarem votação por três semanas, situacionistas vetaram pedido da deputada na Comissão de Transportes da Alesp

Por Mandato da deputada Telma de Souza
Quarta-feira, 30 de outubro de 2013


A Comissão de Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa de São Paulo rejeitou, nesta terça-feira (29/10), requerimento da deputada estadual Telma de Souza que solicitava o agendamento de debate sobre a construção do túnel submerso entre Santos e Guarujá. A decisão se deu por nove votos a três, sendo que todos os deputados contrários são de partidos da base aliada do governador Geraldo Alckmin.

O pedido de Telma se deve ao polêmico traçado definido pela Dersa para a construção do sonhado túnel submerso que ligará as duas cidades do litoral. O projeto implica na desapropriação de cerca de 1.500 moradias, sendo a maior parte, 1.200, na carente comunidade da Prainha, em Guarujá, onde a maior parte da área envolvida é fruto de invasão. Do lado santista, estão no caminho do traçado da Dersa um núcleo de casas populares no tradicional bairro do Macuco, construído há mais de 60 anos.

Como a decisão do Governo do Estado gerou diversas manifestações contrárias de moradores nas duas cidades, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), chegou a afirmar que o Governo do Estado teria se comprometido a rever o traçado do túnel, o que até agora não foi confirmado pelo Estado.

“É um assunto muito sério e que necessita de discussões aprofundadas. Milhares de pessoas estão envolvidas nesse processo e o Governo do Estado tem obrigação de dar explicações. É extremamente lamentável que a bancada governista da Assembleia haja no sentido de barrar essa importante e fundamental discussão”, salienta Telma.

A rejeição do requerimento de Telma confirma a intenção da bancada governista de evitar o debate, o que já vinha sendo demonstrado com sucessivos pedidos de vista, manobra utilizada em três reuniões consecutivas da Comissão de Transportes. Tais pedidos partiram dos deputados Campos Machado (PTB), Rogério Nogueira (DEM) e Chico Sardelli (PV).

Na votação final, apoiaram o requerimento de Telma os deputados Alencar Santana (PT), Antônio Mentor (PT) e Gerson Bittencourt (PT). Votaram contra: Aldo Demarchi (DEM), Baleia Rossi (PMDB), Carlão Pignatari (PSDB), João Caramez (PSDB), Orlando Morando (PSDB), Marcos Neves (PV), Rogério Nogueira (DEM), Roberto Morais (PPS) e Chico Sardelli (PV).

Concomitantes

Além da Comissão de Transportes e Comunicação, o debate foi requerido pela deputada para ocorrer concomitantemente, na Comissão de Infraestrutura e na Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.