![](/imag/vinheta/noticia.png)
Máquina de espionagem dos EUA se tornou um monstro, afirma especialista
"Não há terroristas suficientes para manter NSA ocupada, então espionam governantes", diz Féliz Moreno de la Cova
Terça-feira, 29 de outubro de 2013
A NSA (sigla em inglês para Agência de Segurança Nacional) trabalha atualmente com um orçamento bilionário e os funcionários "não sabem o que fazer ou, pior, não sabem como justificar suas próprias atividades". Esta é a conclusão de Féliz Moreno de la Cova, um dos maiores especialistas mundiais em serviços de inteligência e tecnologia da informação.
Em entrevista publicada nesta terça-feira (29/10) pela agência russa RT, Moreno de La Cova afirma que policiais e todos os funcionários da NSA precisam de algo para viver e "não há terroristas suficientes para deixar todos ocupados". "Portanto, eles [EUA] precisam espionar pessoas honradas, líderes políticos e todos que venham a cabeça", analisa.
Moreno de la Cova também destaca que NSA também não é a agência mais importante dos norte-americanos. "Temos o FBI, CIA... Essas são clássicas e mais abrangentes", afirma em referência a outras entidades norte-americanas que podem trabalhar com vigilância.
O especialista concedeu entrevista no dia que Washington confirmou que Barack Obama não sabia do esquema de espionagem contra os principais dirigentes mundiais até metade de 2013. O presidente norte-americano tinha conhecimento do programa de vigilância da NSA, mas, desconhecia a abrangência e o poder do sistema – capaz de espionar, por exemplo, o celular de Angela Merkel e outros milhões de europeus.