Capital recebe quinto debate entre presidenciáveis ao PT-SP
Tema mais votado da semana, manifestações de junho, puxou o debate nesta sexta (25)
Sábado, 26 de outubro de 2013
Na noite desta sexta-feira (25), a macrorregião da capital paulista recebeu o quinto e penúltimo debate entre os presidenciáveis ao PT-SP. Com transmissão ao vivo pela TVLD, o debate contou com a presença dos cinco candidatos: Misa Boito, Licio Lobo, Carlão, Emidio de Souza e Miranda. A mediação foi feita pelo jornalista e diretor da Rádio Brasil Atual, Oswaldo Luiz Vita – o Colibri.
Tema mais votado na internet, as manifestações de junho puxaram o debate no plenário. Para Licio Lobo, candidato pela chapa A Esperança é Vermelha, é preciso debater o que ocorreu para que se possa pensar no futuro. “Falar de junho é falar dos desafios futuros do PT. Junho não foi um raio em céu azul, veio se construindo ao longo dos últimos anos”, avalia.
Misa Boito, da tese Constituinte por Terra, Trabalho e Soberania, acredita que as greves que vêm ocorrendo em todo o Brasil são reflexo das manifestações de junho. “As manifestações de junho não podem ser tratadas como passado, elas continuam agora com as greves (...) A situação é promissora, mas é perigosa. O PT precisa abrir uma saída política porque novos junhos virão”.
Ao lembrar as manifestações que levaram a importantes conquistas na história brasileira, Miranda (da chapa: Virar à Esquerda! Reatar com o Socialismo!) destaca a força do povo. “Podemos falar de muitos junhos, é só citar 1968, as Diretas Já, o Fora Collor. Neste momento, em todo o Brasil, há enfrentamento dos moradores em busca de saúde, educação, transporte, habitação”, explica o candidato.
Para Carlão, candidato pela Militância Socialista, “a resposta que a rua deu foi que não basta o que o governo fez, isso é obrigação”. Sobre outro tema importante destacado no debate, a política de alianças, foi enfático: “é preciso, inicialmente, fazer uma aliança política com as ruas”.
“As manifestações fizeram bem ao PT, nos pegaram de surpresa, mas faz parte da democracia”, avalia Emidio de Souza – da CNB. “O fato é que as manifestações de junho não foram de direita e sim legítimas da juventude brasileira a favor de políticas públicas de qualidade e mais transparência na política”, revela ao falar sobre os cinco pactos propostos pela presidenta Dilma.
O último debate está marcado para este sábado (27) na macrorregião Baixada Santista. A Câmara de Vereadores de Cubatão receberá o debate às 15 horas e a atividade também terá transmissão ao vivo pela TVLD.