Santo André: Sinfonieta se apresenta em escola municipal nesta quinta-feira (24)

No clássico infantil ‘Pedro e o Lobo’, instrumentos musicais representam cada um dos personagens da história, dando vida à narrativa; peça terá participação do coral das crianças da Emeief Luiz Gonzaga

Por Portal Prefeitura de São Paulo
Quarta-feira, 23 de outubro de 2013


Fagote, oboé, trompete, trombone. O nome de alguns instrumentos, assim como o som emitido, provoca risos nas crianças. E o maestro Carlos Eduardo Moreno, regente da OSSA (Orquestra Sinfônica de Santo André), apresenta cada um dos treze aparelhos que formam a Sinfonieta Educa antes de dar início a interpretação da peça Pedro e o Lobo, de Alexandre Prokofiev, nas escolas. Nesta quinta-feira (24), a apresentação será no Cesa (Centro Educacional de Santo André) Parque Erasmo, às 10h30 e às 13h, com a participação do coral das crianças do 2º ano do ensino fundamental da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Luiz Gonzaga. A apresentação é aberta para o público.

Orquestra em tamanho menor é composta por treze instrumentosNa história, o som de cada instrumento ganha personalidade e é associado a um personagem durante a contação da história, tornando a narrativa ainda mais alegre e divertida. Segundo Moreno, Pedro e o Lobo é o maior clássico da literatura musical infantil, por isso foi escolhido para as apresentações da Sinfonieta. “Temos a presença de cada instrumento que compõe uma orquestra, como em uma vitrine musical, disposta de maneira a se apresentar em diversos espaços”, explicou Moreno.

Esta será a quarta escola a receber a visita da Sinfonieta, mas o projeto já tem outras apresentações previstas na rede municipal. As unidades as quais receberão o espetáculo estão sendo selecionadas considerando a dificuldade de acesso das crianças à música erudita. “O objetivo da iniciativa é promover o contato das crianças com a cultura, garantindo que todos tenham contato com diferentes linguagens musicais”, destacou a gerente de projetos educacionais, Cláudia Felician.


A PROPOSTA – A apresentação da Sinfonieta é uma das ações do projeto Música na Escola, que está sendo desenvolvido, inicialmente, nos dez CESAs (Centro Educacional de Santo André), entendendo que a música favorece a formação integral das crianças. Desde agosto, 1,4 mil alunos do 2º ano do ensino fundamental (de 7 e 8 anos) das dez Emeiefs localizadas em CESAs estão tendo aulas com instrumentos musicais e de canto coral, como é o caso dos alunos da Emeief Luiz Gonzaga.

Para os alunos das outras escolas municipais interessados em participar da iniciativa, as aulas são realizadas no contraturno. “Estas vagas se esgotam rapidamente. É mais uma oportunidade para o desenvolvimento das crianças”, destaca Cláudia. A Secretaria de Educação planeja estender as aulas para todas as outras 41 Emeiefs da rede até 2016. A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretarias de Educação e a de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e o Instituto Vittalys.

Serviço

Apresentação da Sinfonieta Educa no Cesa Parque Erasmo
Data: Quinta-feira, dia 24, às 10h30 e às 13h
Local: Cesa Parque Erasmo (rua Ipanema, 253, Parque Erasmo)




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.