Projeto de Cubatão, Via Arterial poderá contar com recursos do PAC Mobilidade

Durante reunião com prefeitos da Região, Vice-presidente da República anunciou inclusão da Baixada em programa federal

Por Prefeitura de Cubatão
Terça-feira, 22 de outubro de 2013


Os prefeitos da Baixada Santista receberam uma boa notícia na manhã desta terça-feira (22). Em audiência conjunta em Brasília com o Vice-presidente da República, Michel Temer, foi anunciada a inclusão da Região no programa de Mobilidade Urbana do Governo Federal (PAC Mobilidade), que prevê R$ 50 bilhões a serem disponibilizados para obras de melhoria de mobilidade urbana nos estados e municípios do País.

O programa é destinado, primordialmente, a municípios com mais de 700 mil habitantes, mas após apelo dos prefeitos da Baixada Santista em audiência no último dia 2 com Temer, viabilizada pelo deputado federal Beto Mansur (PRB-SP), a Presidenta Dilma Rousseff autorizou a inclusão das nove cidades como um bloco.

Também participaram do encontro desta terça-feira os ministros das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e de Planejamento, Miriam Belchior. Ficou definido que técnicos dos municípios se reunirão nesta sexta-feira (25), na Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), para iniciarem o processo de definição e formatação de projetos conjuntos, que receberão verbas federais para sua realização.

A principal proposta defendida por Cubatão é a Via Arterial Porto-Indústria, que objetiva retirar do complexo Anchieta-Imigrantes e da área urbana da Cidade o tráfego de milhares de caminhões que, diariamente, circulam entre a zona industrial e a portuária, causando constantes congestionamentos. "A nova ligação seria destinada ao tráfego de veículos pesados que levam a produção do Polo ao Porto. Teria 11 quilômetros de extensão e comportaria também dutos para escoamento de produtos petroquímicos, sistema ferroviário e daria suporte ao sistema hidroviário formado pelo canal do porto, o qual poderia atender, inclusive, ao transporte de passageiros", explicou a prefeita Marcia Rosa na reunião, lembrando que a união dos prefeitos em torno de projetos metropolitanos sempre foi uma de suas bandeiras como gestora pública.

De acordo com Michel Temer, os prefeitos apresentaram propostas viáveis e de grande importância para o País. "Avançamos muito hoje. Ainda não há projetos e valores definidos, mas a intenção do Governo Federal é privilegiar a Baixada Santista".

Miriam Belchior garantiu que a liberação dos projetos será breve por parte da União. "Os técnicos dos ministérios do Planejamento e Cidades ajudarão as cidades a garantirem a viabilidade das propostas".

Para Aguinaldo Ribeiro, o viés turístico e econômico da Baixada Santista justifica a inclusão da região no PAC Mobilidade. "Esses municípios recebem anualmente milhares de turistas, bem como novos moradores, e por isso já enfrentam problemas das grandes cidades. Nós temos um desafio que é avançar na infraestrutura à razão da capacidade de crescimento do País e é isso que o governo federal está fazendo", concluiu.
A prefeita de Cubatão esteve acompanhada do secretário municipal de Habitação, Silvano Lacerda, e do titular da Secretaria Municipal de Governo, José Carlos Ribeiro.

Também participaram da audiência conjunta com os prefeitos da Baixada o deputado federal Beto Mansur (PRB), o diretor executivo da Agem, Marcelo Bueno, e o vereador santista Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB).




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.