Governo e Congresso tentam chegar a um acordo sobre o orçamento impositivo

Governo tenta fechar acordo em relação ao orçamento impositivo e destravar votação da LDO

Por PT no Senado
Terça-feira, 22 de outubro de 2013


O presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senador Lobão Filho (PMDB-MA), disse que, na tarde desta terça-feira, os presidentes do Senado e da Câmara se reúnem com o Governo para tentar chegar a um acordo sobre os percentuais das emendas parlamentares que serão destinadas ao orçamento impositivo. Na proposta aprovada pelo Senado, o percentual destinado à saúde corresponderia a 50%, mas os deputados queriam um percentual de 40%.

A reunião terá por objetivo chegar a um ponto de convergência dos percentuais do orçamento impositivo, e por essa razão o senador Lobão Filho já marcou para a próxima quinta-feira (24), às 9 horas, a data para votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que dá as regras de aplicação do orçamento para o ano que vem.

Desde julho, quando a LDO deveria ser votada, a Câmara dos Deputados, principalmente a oposição, condicionava a votação dessa lei à instituição do orçamento impositivo. O Governo concordou com o projeto, aprovado na Câmara e encaminhado para o Senado. Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o texto foi alterado, promovendo o aumento para 50% do valor das emendas parlamentares para a saúde. O texto passou na comissão e aguarda ser incluído na pauta do plenário do Senado.

Chegando a um acordo entre as duas casas legislativas e o Governo, é possível que o orçamento impositivo seja votado rapidamente tanto no Senado quanto na Câmara e, assim, destravar os trabalhos na CMO.

Na semana passada essa comissão deu um passo importante, quando o relatório da LDO foi lido. Agora, com um acordo entre governo, o caminho estará aberto para a votação da LDO e, em seguida, o Projeto de Lei do Orçamento Anual, que fixa as receitas e define as despesas do orçamento para o ano que vem.

O deputado Jorge Bittar (PT-RJ) fez um apelo ao presidente da CMO para que, ultrapassada essa fase, seja estabelecido um cronograma de votação da PLOA de 2014.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.