Cubatão: Pais de alunos das escolas do Bolsão 9 participam de reunião com diretoria de ensino

Intermediada pelo secretário municipal de Educação, Fábio Inácio, reunião esclareceu dúvidas sobre o próximo ano letivo

Por Prefeitura de Cubatão
Segunda-feira, 21 de outubro de 2013


Atendendo ao pedido da prefeita Marcia Rosa, feito após reunir-se com moradores dos Conjuntos Imigrantes I e II, no Bolsão 9, no último dia 17, o secretário municipal de Educação, Fábio Oliveira Inácio, intermediou na tarde de sexta-feira, dia 18, reunião entre pais de alunos das Escolas Estaduais Parque dos Sonhos (Bolsão 9A e 9B) e o diretor regional de Ensino, João Bosco Arantes Braga Guimarães.

Acompanhado de técnicos da Diretoria de Ensino de Santos e das diretoras das unidades educacionais do bairro, João Bosco esclareceu as dúvidas dos pais de alunos, que questionavam a transferência de parte dos estudantes para a Escola Estadual Vila Harmonia, localizada no Bolsão 7, no próximo ano letivo.

João Bosco explicou que a partir de 2014 as escolas estaduais dos Bolsões 7 e 9 terão características diferenciadas para atender à demanda dos dois novos bairros da Cidade. Segundo ele, a proposta da Diretoria de Ensino é de que na Escola Vila Harmonia estudem inicialmente apenas alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º a 3º anos). Até 2016, a escola absorverá toda a demanda do Ciclo I (1º a 5º anos).

Já as escolas do Bolsão 9 foram divididas em A e B e atenderão alunos a partir do Ensino Fundamental II. A escola 9A atenderá exclusivamente o Fundamental II. "Nossa ideia é torná-la em 2015 uma escola de período integral, com atividades esportivas, oficinas, laboratórios e espaços de recreação. Para isso, precisamos preparar o espaço com dois anos de antecedência", explicou o diretor de ensino.

Segundo João Bosco, os alunos que optarem pelo ensino integral em 2015 serão matriculados na unidade 9A e terão aulas e atividades culturais e esportivas das 7h às 18h, recebendo quatro refeições diárias. Já os que desejarem o ensino regular serão atendidos na escola 9B, que funcionará em três períodos, atendendo à demanda de Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O dirigente esclareceu ainda que, em 2014, a unidade do Bolsão 9B atenderá, excepcionalmente, alunos dos 4º e 5º anos. E, em 2015, somente os de 5º ano, até que essa demanda seja toda absorvida pela Escola Vila Harmonia (Bolsão 7).

Bosco destacou que o segredo do sucesso está na visão de futuro. "Não podemos ver só o hoje. Quando vou construir o futuro tenho que ver o todo. Meu desejo é oferecer para esse bairro o que de melhor nós temos: a Escola de Tempo Integral", ressaltou.

Depredações

Outro problema destacado na reunião são os constantes arrombamentos e furtos que vêm ocorrendo nas unidades educacionais dos Bolsões 7 e 9. O dirigente elencou os últimos prejuízos das escolas após a ação de vândalos e ladrões que vêm subtraindo o patrimônio das novas escolas. "Vamos ter que colocar grades e alarmes nas unidades, além de instalar câmeras de segurança e contratar um vigilante para garantir o patrimônio das escolas, que é de todos dessa comunidade", disse João Bosco.

Segundo o dirigente, a comunidade precisa estar atenta e tomar conta da escola. "Quando há um arrombamento, o prejudicado é a própria população", destacou, lembrando que para repor o que foi roubado, a Diretoria de Ensino usará verba que poderia ser destinada a outras melhorias e equipamentos para as escolas do bairro.

Informativa

Uma das mães presentes na reunião, Fabiane Domingues Ferreira, mãe de dois alunos da escola 9A, gostou de participar da reunião proposta pela Seduc. "Foi bastante informativa. Deu para esclarecer as dúvidas. Se for para termos uma escola integral no bairro, vai valer a pena mudar meu filho menor de escola", disse.

Articulação

Responsável por convocar a reunião entre os pais de alunos e a equipe da Diretoria de Ensino, o secretário de Educação, Fábio Inácio, analisou a reunião como produtiva e esclarecedora. "Estado e Município precisam trabalhar articulados para promover a educação de qualidade para essa população dos Bolsões, que estão vivenciando grandes mudanças em suas vidas. Eles mudaram de bairro e também na forma de morar. Muitas delas estão vivendo agora em condomínios, que exigem novas posturas de todos os moradores para uma convivência harmoniosa", destacou.

Seduc

No próximo ano, o bairro ganhará duas novas creches municipais, que serão erguidas em terrenos próximos à Escola Estadual Parque dos Sonhos. Na semana passada, o secretário Fábio Inácio visitou o local e anunciou que em breve a construtora responsável pela obra fará a sondagem do solo, topografia e terraplanagem para o início das obras. Erguida com recursos do Pro-Infância, do Governo Federal, as duas creches irão atender aproximadamente 300 crianças em regime integral e parcial.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.