São Bernanrdo do Campo: Prefeito lança Programa Drenar no Bairro Jordanópolis
A solenidade de lançamento do Drenar Pindorama contou com a presença do gerente regional em exercício da Caixa Econômica Federal, Regis Freitas, da deputada estadual Ana do Carmo, além de moradores, vereadores e secretários municipais
Segunda-feira, 21 de outubro de 2013
O prefeito de São Bernardo do Campo realizou neste sábado (19), o lançamento do Programa Drenar no Bairro Jordanópolis. A obra, eleita como prioritária pela população no Orçamento Participativo (OP), visa solucionar os antigos problemas de enchente no bairro, beneficiando diretamente cerca de 18 mil moradores.
O projeto inclui a canalização do Córrego Pindorama e reforma e ampliação do sistema de microdrenagem da Rua Araraquara e entorno. Também estão previstas a substituição de tubos pré-moldados e a construção de duas galerias no córrego, uma de concreto armado e outra fechada. Além disso, por meio de convênio firmado com a Sabesp, será construído coletor tronco para captação de esgoto da região.
O Chefe do Executivo lembrou que o problema de enchente existe há mais de 40 anos no bairro, mas que a solução só foi possível graças à participação dos moradores. "Assumi o compromisso com vocês em 2008, de trabalharmos juntos para viabilizar a obra, que hoje já é realidade", disse, acrescentando que a intervenção de canalização do Ribeirão dos Couros, em andamento, também beneficiará o bairro.
O secretário de Serviços Urbanos detalhou o projeto para os moradores e garantiu que a obra colocará um fim às enchentes naquela região. "A partir do final de 2014, podemos assegurar que vocês não passarão mais por esse problema. O Bairro Jordanópolis pode dizer adeus às enchentes", ressaltou.
Para o aposentado Nelson Barossi, morador do Jordanópolis há 46 anos, a obra trará, acima de tudo, tranquilidade. "Já perdi dois automóveis em enchentes. Começou a garoar, tenho que tirar o carro da garagem e levar para um local seguro. Quero poder continuar a dormir sossegado quando houver temporal", disse.
Os serviços serão iniciados na próxima segunda-feira (21), e o prazo de conclusão é de 18 meses. O investimento total previsto é de R$ 32 milhões, e conta com financiamento da Caixa Econômica Federal, por meio de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
A solenidade de lançamento do Drenar Pindorama contou com a presença do gerente regional em exercício da Caixa Econômica Federal, Regis Freitas, da deputada estadual Ana do Carmo, além de moradores, vereadores e secretários municipais.