Cubatão: Governo e população discutem melhorias no Conjunto Imigrantes
Em encontro no Cras local, prefeita e secretariado esclareceram dúvidas dos munícipes e informaram ações de reparo e manutenção
Sexta-feira, 18 de outubro de 2013
A prefeita Marcia Rosa, acompanhada de seu secretariado, esteve no Conjunto Imigrantes, no Jardim Nova República, no final da tarde desta quinta-feira (17/10). A reunião, ocorrida no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do local, foi uma solicitação dos próprios moradores, que utilizaram a oportunidade para fazerem solicitações e esclarecerem dúvidas.
Dentre os assuntos abordados, reivindicações e perguntas sobre obras, manutenção, saúde, segurança pública, transporte, educação e planejamento urbano, como a solicitação de instalação de caixa postal nos conjuntos, ação que está sendo viabilizada junto aos Correios, informou o secretário municipal de Habitação, Silvano Lacerda.
Para a solução da maioria das pautas levantadas pelos munícipes, é fundamental a formalização de condomínio e associação de moradores, como informou o secretário de Auditoria e Controladoria Interna, Ronaldo Cardoso. "Decisões como a colocação de muros delimitadores nos blocos e aprovação de regras de convívio devem partir dos próprios moradores. E, para isso, a instituição de representantes e síndicos é etapa primordial", informou.
Os integrantes da comissão de moradores que organizou a reunião, Fábio Ferreira e Adriana Isaura da Silva, comunicaram às autoridades presentes que esse processo de formalização irá começar nos próximos dias, com assembleias coletivas e por blocos, para a eleição dos representantes legais.
Água
Um dos principais assuntos abordados durante toda a reunião foi o abastecimento de água do conjunto habitacional. O secretário municipal de Obras, Alberto Sarabando, anunciou que os reservatórios do local estão passando por um amplo trabalho de manutenção, que estará concluído até o mês que vem. A prefeita de Cubatão ressaltou que "com a formalização do condomínio, a Sabesp terá como instalar a cobrança individual. Estamos pleiteando que a dívida atual do conjunto, ainda cobrada de forma coletiva, seja anistiada junto àquele orgão estadual. Cada um deve pagar o preço justo pelo que consumir individualmente".
Segundo a chefe do Executivo, o encontro foi positivo, além de uma extensão das reuniões que têm sido realizadas periodicamente em seu gabinete com representantes dos munícipes. "Graças a esse canal aberto com os moradores, temos realizado diversas melhorias e reparos no conjunto habitacional. Nosso governo está fazendo a sua parte e fico muito feliz em poder ter participado de um diálogo franco e produtivo", completou.