Prefeitura de Osasco busca recursos da União Europeia

Osasco integra a Comissão Organizadora do Encontro de Cooperação Brasil-França, que será realizado em novembro em São Paulo; cidade também contribuiu com a candidatura de Bogotá, na Colômbia, como cidade sede do que receberá o 5° Congresso da CGLU, em 2016

Por Secom Osasco
Quarta-feira, 16 de outubro de 2013


A Prefeitura de Osasco participará do importante edital EuropeAid-2013 para captar recursos de até 400 mil euros da União Europeia (UE). O aporte, que tem investimento dos países do bloco, é direcionado exclusivamente para o financiamento de projetos voltados à população em situação de vulnerabilidade social no Brasil.

A entrada de Osasco no eixo global para busca de recursos é um dos resultados do trabalho integrado de representantes da Coordenadoria de Relações Internacionais e da Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura, que participaram em Brasília, nos dias 23 e 24 de setembro, da Sessão de Informação e do Curso de Elaboração de Propostas de Projetos, organizados pela Delegação da União Europeia no Brasil.

"Essa é a primeira vez que Osasco tenta acessar recursos da União Europeia para investimento em projetos que beneficiem nossa população. Estamos atentos para todas as oportunidades de financiamentos estrangeiros na cidade", afirmou o coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura, Luciano Jurcovichi Costa.

A apresentação da proposta de projeto, que está em fase de elaboração por parte de equipes técnicas da Prefeitura de Osasco, deve acontecer no início de novembro. Se aprovada a proposta, deverá ser encaminhado o projeto detalhado até abril de 2014, com perspectiva de assinatura do convênio e repasse dos recursos em outubro de 2014.

O edital é aberto a entidades da sociedade civil e governos locais (prefeituras e governos estaduais), e faz parte da estratégia da União Europeia em apoiar iniciativas de construção de políticas públicas em favor da integração social e econômica de comunidades brasileiras, tendo como prioridades quatro pontos: 1) Melhoria do acesso e da qualidade dos serviços sociais básicos; 2) Melhoria das qualificações profissionais e da capacidade de geração de renda; 3) Prevenção do uso de drogas e reabilitação de dependentes químicos; e 4) Melhoria das condições de vida das mulheres em situação de pobreza.

Osasco se destaca em encontros multilaterais

A Prefeitura de Osasco também integra a Comissão Organizadora do Encontro de Cooperação Brasil-França, que será realizado nos dias 6, 7 e 8 de novembro em São Paulo. A participação da cidade neste importante evento bilateral foi definida na cidade de Rabat, Marrocos, durante o 4° Congresso da CGLU - Cidades e Governos Locais Unidos, ocorrido de 1 a 4 de outubro, que teve como tema “Imaginar a sociedade, construir a democracia”.

No congresso da CGLU, a cidade de Osasco foi representada pelo coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura, Luciano Jurcovichi Costa. "A Rede CGLU - Cidades e Governos Locais Unidos - é a principal ferramenta de que os municípios dispõem para terem voz na chamada comunidade internacional. Ter participação nessa rede é o caminho para divulgarmos nossas experiências pelo mundo", afirmou Jurcovichi.

Além de Osasco, participaram do Congresso prefeitos e representantes de importantes cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Vitória e Canoas. Com isso, a interlocução com essas cidades também se intensifica, o que abre caminho para interessantes parcerias domésticas.

"Nossa participação no Congresso da CGLU segue a orientação do prefeito Lapas e as diretrizes do Projeto Osasco 50 Anos, no sentido de aprofundarmos o processo de internacionalização da cidade. No médio prazo, colheremos os frutos em forma de parcerias estratégicas, intercâmbios, captação de recursos estrangeiros e exportação de nossas políticas públicas", finalizou Jurcovichi, que participou de atividades com representantes brasileiras em Rabat, entre elas a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM) e Confederação Nacional de Municípios (CNM).

A CGLU é a maior rede de autoridades locais e regionais do mundo. Está presente em 140 dos 192 países membros das Nações Unidas e congrega mais de 1.000 cidades e 112 associações nacionais de governos como membros diretos. Sua principal missão é a defesa e representação dos interesses dos governos locais e regionais em prol da democracia e autonomia local, mediante a cooperação entre autoridades, associações e entidades.

5º Congresso da CGLU na América do Sul

Osasco também foi ator importante nas discussões que definiram Bogotá, na Colômbia, como cidade sede do que receberá o 5° Congresso da CGLU, em 2016. A definição da cidade colombiana ocorreu após consenso de cidades latinoamericanas e aprovação pela Assembleia Geral, em Rabat, no Marrocos. Participaram do encontro prefeitos e representantes de diversas cidades latino americanas, com destaque para Osasco, Porto Alegre, Canoas, Vitória, Boca do Acre, São Paulo e Rio de Janeiro (Brasil), Quito (Equador), Cidade do México (México), El Bosque (Chile), Bogotá (Colômbia), entre outras.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.