Prefeitura de Osasco busca recursos da União Europeia
Osasco integra a Comissão Organizadora do Encontro de Cooperação Brasil-França, que será realizado em novembro em São Paulo; cidade também contribuiu com a candidatura de Bogotá, na Colômbia, como cidade sede do que receberá o 5° Congresso da CGLU, em 2016
Quarta-feira, 16 de outubro de 2013
A Prefeitura de Osasco participará do importante edital EuropeAid-2013 para captar recursos de até 400 mil euros da União Europeia (UE). O aporte, que tem investimento dos países do bloco, é direcionado exclusivamente para o financiamento de projetos voltados à população em situação de vulnerabilidade social no Brasil.
A entrada de Osasco no eixo global para busca de recursos é um dos resultados do trabalho integrado de representantes da Coordenadoria de Relações Internacionais e da Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura, que participaram em Brasília, nos dias 23 e 24 de setembro, da Sessão de Informação e do Curso de Elaboração de Propostas de Projetos, organizados pela Delegação da União Europeia no Brasil.
"Essa é a primeira vez que Osasco tenta acessar recursos da União Europeia para investimento em projetos que beneficiem nossa população. Estamos atentos para todas as oportunidades de financiamentos estrangeiros na cidade", afirmou o coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura, Luciano Jurcovichi Costa.
A apresentação da proposta de projeto, que está em fase de elaboração por parte de equipes técnicas da Prefeitura de Osasco, deve acontecer no início de novembro. Se aprovada a proposta, deverá ser encaminhado o projeto detalhado até abril de 2014, com perspectiva de assinatura do convênio e repasse dos recursos em outubro de 2014.
O edital é aberto a entidades da sociedade civil e governos locais (prefeituras e governos estaduais), e faz parte da estratégia da União Europeia em apoiar iniciativas de construção de políticas públicas em favor da integração social e econômica de comunidades brasileiras, tendo como prioridades quatro pontos: 1) Melhoria do acesso e da qualidade dos serviços sociais básicos; 2) Melhoria das qualificações profissionais e da capacidade de geração de renda; 3) Prevenção do uso de drogas e reabilitação de dependentes químicos; e 4) Melhoria das condições de vida das mulheres em situação de pobreza.
Osasco se destaca em encontros multilaterais
A Prefeitura de Osasco também integra a Comissão Organizadora do Encontro de Cooperação Brasil-França, que será realizado nos dias 6, 7 e 8 de novembro em São Paulo. A participação da cidade neste importante evento bilateral foi definida na cidade de Rabat, Marrocos, durante o 4° Congresso da CGLU - Cidades e Governos Locais Unidos, ocorrido de 1 a 4 de outubro, que teve como tema “Imaginar a sociedade, construir a democracia”.
No congresso da CGLU, a cidade de Osasco foi representada pelo coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura, Luciano Jurcovichi Costa. "A Rede CGLU - Cidades e Governos Locais Unidos - é a principal ferramenta de que os municípios dispõem para terem voz na chamada comunidade internacional. Ter participação nessa rede é o caminho para divulgarmos nossas experiências pelo mundo", afirmou Jurcovichi.
Além de Osasco, participaram do Congresso prefeitos e representantes de importantes cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Vitória e Canoas. Com isso, a interlocução com essas cidades também se intensifica, o que abre caminho para interessantes parcerias domésticas.
"Nossa participação no Congresso da CGLU segue a orientação do prefeito Lapas e as diretrizes do Projeto Osasco 50 Anos, no sentido de aprofundarmos o processo de internacionalização da cidade. No médio prazo, colheremos os frutos em forma de parcerias estratégicas, intercâmbios, captação de recursos estrangeiros e exportação de nossas políticas públicas", finalizou Jurcovichi, que participou de atividades com representantes brasileiras em Rabat, entre elas a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM) e Confederação Nacional de Municípios (CNM).
A CGLU é a maior rede de autoridades locais e regionais do mundo. Está presente em 140 dos 192 países membros das Nações Unidas e congrega mais de 1.000 cidades e 112 associações nacionais de governos como membros diretos. Sua principal missão é a defesa e representação dos interesses dos governos locais e regionais em prol da democracia e autonomia local, mediante a cooperação entre autoridades, associações e entidades.
5º Congresso da CGLU na América do Sul
Osasco também foi ator importante nas discussões que definiram Bogotá, na Colômbia, como cidade sede do que receberá o 5° Congresso da CGLU, em 2016. A definição da cidade colombiana ocorreu após consenso de cidades latinoamericanas e aprovação pela Assembleia Geral, em Rabat, no Marrocos. Participaram do encontro prefeitos e representantes de diversas cidades latino americanas, com destaque para Osasco, Porto Alegre, Canoas, Vitória, Boca do Acre, São Paulo e Rio de Janeiro (Brasil), Quito (Equador), Cidade do México (México), El Bosque (Chile), Bogotá (Colômbia), entre outras.