Comissão Paulista realiza audiência pública junto com o Instituto Federal de São Paulo sobre o caso de Eremias Delizoicov

Eremias engajou-se contra o acordo MEC-USAID junto ao movimento estudantil secundarista das escolas da zona leste de São Paulo. Participou de assembleias que articularam apoio às greves dos operários de Osasco em 1968 e, no ano de 1969, entrou na VPR. Optou por sair da casa dos pais e passou a viver clandestinamente até ser assassinado por agentes do DOI-Codi no Rio de Janeiro

Por Mandato deputado estadual Adriano Diogo
Quarta-feira, 16 de outubro de 2013


A Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva” realizará audiência pública amanhã, 16/10, às 19h, junto com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo sobre o caso de Eremias Delizoicov. O ex-aluno do Instituto, na época Escola Técnica Federal, militou na Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), foi perseguido e assassinado por agentes da ditadura no dia 16 de outubro de 1969, quando tinha apenas 18 anos de idade.

Eremias engajou-se contra o acordo MEC-USAID junto ao movimento estudantil secundarista das escolas da zona leste de São Paulo. Participou de assembleias que articularam apoio às greves dos operários de Osasco em 1968 e, no ano de 1969, entrou na VPR. Optou por sair da casa dos pais e passou a viver clandestinamente até ser assassinado por agentes do DOI-Codi no Rio de Janeiro.

A audiência pública foi organizada com apoio do Grêmio Estudantil Charles Chaplin, do Sindicato dos Servidores (SINASEFE), além da Reitoria do Instituto e contará com a presença de antigos professores, familiares, amigos e militantes que conheceram Eremias Delizoicov. O Instituto concederá, neste ato, um certificado simbólico de conclusão de curso aos familiares de Eremias. O evento é aberto ao público e todos os alunos serão convidados a acompanhar a audiência, que também será transmitida online para todos os campi do Estado de São Paulo.

Durante a tarde, às 14h, o irmão de Eremias, Demétrio Delizoicov, fará um depoimento na Assembleia Legislativa também sobre o caso.

Serviço:

16/10 - Audiências Públicas caso Eremias Delizoicov

14h - Auditório Paulo Kobayashi com depoimento do irmão, Demétrio Delizoicov
(Av. Pedro Álvares Cabral, 201, andar Monumental)

19h - Auditório principal do Instituto Federal de São Paulo
(Rua Pedro Vincente, 625, Canindé, São Paulo/SP)

AGENDA - 21, 23 e 25 de outubro

21/10 - Audiência Pública sobre o caso de Madre Maurina Borges
17h - com depoimento de Matilde Leone, autora do livro "Sombras da Repressão - O Outono de Maurina Borges"
Local: Auditório Teotônio Vilela, 1º andar, Assembleia Legislativa de São Paulo

23/10 - Audiência Pública sobre o Jornal O São Paulo: imprensa católica de resistência
10h - depoimento do bispo Dom Angélico
Local: Plenário Dom Pedro, 1º andar, Assembleia Legislativa de São Paulo

25/10 - Audiência Pública sobre o caso do desaparecido Gildo Macedo Lacerda
14h - Depoimento da viúva Mariluce Moura e da filha Tessa Moura Lacerda
Local: Auditório Teotônio Vilela, 1º andar, Assembleia Legislativa de São Paulo

TRANSMISSÃO AO VIVO PELA INTERNET

Todas as atividades realizadas na Assembleia Legislativa de São Paulo têm transmissão ao vivo pela internet. Acesse o link http://www.al.sp.gov.br/noticias/tv-alesp/assista/ e escolha no box o Auditório onde ela está sendo realizada.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.