Janete Pietá divulga carta de repúdio ao trabalho escravo

Texto foi elaborado em parceria com sindicalistas guarulhenses

Por Mandato da deputada Janete Pietá
Terça-feira, 15 de outubro de 2013


A deputada federal Janete Pietá elaborou, em parceria com representantes de Sindicatos e Centrais Sindicais, uma carta de repúdio (em anexo) ao trabalho escravo registrado nas obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Segundo o Sindicato da Construção Civil, já passam de 111, podendo chegar a 200, o número de trabalhadores nesta condição. A construtora OAS e a concessionária GRU Airport são apontadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) como responsáveis pela situação dos trabalhadores.

“Quando soube da situação de trabalho análogo ao escravo no maior aeroporto brasileiro, liguei para o secretário-geral da presidência da República, Gilberto Carvalho, e para seu assessor pessoal, o sindicalista José Lopez Feijó, solicitando providências urgentes”, disse. “Sou governo, mas não para calar desmandos. Seja quem for, vou criticar”.

Durante encontro realizado, no dia 3, na sede do Sindicato da Construção Civil, Janete Pietá também sugeriu que um grupo de sindicalistas a acompanhasse na reunião com o Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, agendado para esta quarta-feira, 16, às 16h, em Brasília. “Vamos reivindicar a ampliação do número de fiscais do trabalho e uma posição exemplar contra essa situação no aeroporto”, adiantou. A parlamentar também sugeriu que fosse promovido um dia de debates, reflexão e protesto contra o trabalho escravo e a terceirização. “As conquistas dos trabalhadores se dá no processo de luta”.

Sindicalistas

O secretário-adjunto do Trabalho de Guarulhos, Nelson Agostinho de Oliveira, também representante do Sindicato dos Químicos, confirmou sua presença na reunião desta quarta-feira. Também estarão presentes o presidente do Sindicato da Construção Civil, Edmilson Girão; Carlos Santos, diretor do Siemaco; Orlando Maurício Brinquinho e Edilene Silva, presidente e diretora do Sincoverg; Telma Cardia, presidente do Sindicato dos Frentistas; Josinaldo Barros, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos; além de Ernesto Pereira e Leandro Vieira, representando a central CSB.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.