Contrariando demanda, Missão da ONU prorroga presença no Haiti

O combate à epidemia é a justificativa dada pela ONU para a manutenção das tropas

Por Adital
Terça-feira, 15 de outubro de 2013


Mesmo contrariando as reivindicações dos movimentos sociais haitianos de retirada das tropas militares estrangeiras, o Conselho de Segurança da ONU votou de forma unânime decidiu pela a prorrogação da presença da Missão das Nações para a Estabilização do Haiti (Minustah) no país. Apesar de reduzir o contingente de soldados, a Minustah continuará operando até 15 de outubro de 2014.

Organizações sociais vem denunciando regularmente violações cometidas pelas forças dessa Missão desde 2004, chefiada pelo Brasil, e composta por efetivos da Argentina, Benim, Bolívia, Canadá, Croácia, Chile, Equador, Espanha, França, Guatemala, Jordânia, Marrocos, Nepal, Paraguai, Peru, Filipinas, Sri Lanka, Estados Unidos, e Uruguai. São recorrentes as denúncias de abusos e violências contra o povo haitiano, principalmente após as denúncias de estupros a jovens desabrigadas cometidos por soldados uruguaios.

O relatório da Plataforma de Organizações Haitianas para um Desenvolvimento Alternativo (Papda), divulgado em 2012, revela que o clima de insegurança cresceu depois da chegada das tropas. Cita as atrocidades cometidas pelos militares, sobretudo, nos bairros mais pobres, como Cité Soleil, Bel Air e Martissant, onde houve diversas operações que mataram haitianos. Sem falar que foram os soldados nepaleses que levaram o cólera para o Haiti.

O combate à epidemia é a justificativa dada pela ONU para a manutenção das tropas. A resolução reconhece os esforços das Nações Unidas na luta contra o cólera, destacando o pedido de 2,2 bilhões de dólares feito pelo secretário geral Ban Ki-moon para fazer frente à epidemia. Vale ressaltar que a Minustah se encontra no chamado Plano de Consolidação, que inclui sua retirada gradual do Haiti em 2016.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.