Deputado Marco Aurélio questiona governo estadual sobre violência no CDP de Taubaté

O deputado Marco Aurélio é membro de duas comissões na Assembleia Legislativa que tratam desse tema – Direitos Humanos e Segurança Públicas e Assuntos Penitenciários

Por Mandato do deputado Marco Aurélio
Terça-feira, 15 de outubro de 2013


O deputado estadual Marco Aurélio (PT) protocolou pedido de informação à Secretaria Estadual de Segurança Pública questionando denúncias sobre agressões cometidas contra detentos no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Taubaté.

O deputado Marco Aurélio é membro de duas comissões na Assembleia Legislativa que tratam desse tema – Direitos Humanos e Segurança Públicas e Assuntos Penitenciários.

As denúncias foram feitas pelo jornal ‘Contato’, de Taubaté, na edição de 4 a 10 de outubro, sobre a atuação do GIR (Grupo de Intervenção Rápida), que estaria entrando no CDP sem uniforme de identificação, usando toucas ninjas (que cobrem todo o rosto) e agredindo detentos.

No pedido de informações, Marco Aurélio questiona quais as orientações de atuação do GIR; caso a atuação não tenha sido em consonância com as orientações, o que a secretaria fará para elucidar os fatos, punir – se for o caso – e providenciar para que tais ações não mais ocorram; o que a secretaria fará em relação às fotos divulgada pelo jornal com corpos de detentos com marcas de agressão; por que a ação dos agentes se dá, segundo o jornal, sem identificação e com uso de toucas ninjas. Por fim, o deputado questiona ainda se nos últimos dois anos houve casos de agressões análogas a esta, se houve apuração e qual o resultado do processo.

“As denúncias são graves e precisam ser apuradas. Queremos saber o que o governo estadual fará diante desse episódio trazido a público”, afirmou Marco Aurélio.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.