São Joaquim da Barra é beneficiada com programa Cidades Digitais do Governo Federal

O prefeito Marcelo Mian, participou da solenidade de anúncio em Brasília

Por Secom São Joaquim da Barra
Terça-feira, 15 de outubro de 2013


O município de São Joaquim da Barra integra a lista de 261 cidades do Brasil que vão fazer parte da segunda etapa do programa Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações. O anúncio das cidades contempladas foi feito em conjunto pelos Ministérios das Comunicações e do Planejamento nesta segunda-feira, 14 de outubro, no Auditório do Subsolo do Ministério das Comunicações, em Brasília.

O prefeito Marcelo de Paula Mian e o assessor de Comunicação Claudinei Bagatini, de São Joaquim da Barra, participaram da cerimônia de anúncio das cidades selecionadas, feito pelo Ministro de Estado das Comunicações Paulo Bernardo Silva, além da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão Miriam Aparecida Belchior e a ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

“Assim como o governo está fazendo com o Mais Médicos, para promover médicos nos municípios onde não tem, nós temos de fazer os nossos programas para levar internet”, disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Ele reforçou que a banda larga é absolutamente importante para um país que está crescendo de maneira inclusiva.

A nova etapa do Cidades Digitais inclui municípios com até 50 mil habitantes e vai contar com um investimento de R$ 201,7 milhões, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na seleção, foram levados em consideração uma combinação fatores como o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o pequeno índice de acesso à banda larga. Paulo Bernardo afirmou que o programa vai tanto ajudar os municípios a melhorarem sua gestão, como também está cumprindo o objetivo do governo de ampliar e popularizar a banda larga no País. “O Cidades Digitais vai conectar todas as unidades do município em uma rede de fibra óptica, o que ajuda tanto a administração do município quanto o cidadão.”

O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede. Outra ação é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias para a população.

“Quero parabenizar o prefeito Marcelo Mian, de São Joaquim da Barra, pelo projeto apresentado junto ao ministério e pela iniciativa de promover a inclusão digital em seu município. Muito mais do que uma ação de implantação de infraestrutura de conexão, o Projeto das Cidades Digitais se constitui como uma política pública de construção de um centro aglutinador da cultura digital para o desenvolvimento social”, destacou o ministro Paulo Bernardo, das Comunicações.

A rede das Cidades Digitais é composta por um anel de fibra óptica que interliga os órgãos públicos locais. Empresas integradoras, contratadas por meio de pregão eletrônico, são responsáveis pelo fornecimento de equipamentos, serviços de instalação, suporte técnico e capacitação da administração municipal.

Os investimentos para implantação do Cidades Digitais em São Joaquim da Barra será no valor de R$ 500 Mil Reais e a seleção do município pelo Ministério das Comunicações, é fruto do trabalho elaborado do Setor de Convênios da Prefeitura Municipal que apresentou por meio de cadastro o projeto no sistema.

O cronograma de implantação do programa nas cidades selecionadas deve ter início com a definição das empresas integradoras, previsto para janeiro de 2014. Essas empresas, depois de escolhidas, terão dois meses para visitar os municípios e apresentar o projeto executivo ao Ministério das Comunicações. Após o aval do Minicom, começa a instalação do programa nas cidades.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.