Ilha em Berlim reúne os mais importantes museus do mundo

Conjunto de grandes museus em forma de templos leva o visitante a uma viagem desde a Mesopotâmia até o romantismo do século XIX

Por Ministério da Cultura
Sexta-feira, 11 de outubro de 2013


Rodeada pelas águas do Rio Spree, a Ilha dos Museus reúne os mais importantes complexos de museus do mundo. Situada em Berlim, na Alemanha, foi declarada Patrimônio Histórico da Humanidade em 1999 pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco) e abriga tesouros da arte mundial.

São cinco museus: o Antigo, o Novo, a Antiga Galeria Nacional, o Bode e o Pergamon. O conjunto de grandes museus em forma de templos leva o visitante a uma viagem desde a Mesopotâmia, através do Egito, da Grécia, de Roma, do Reino Bizantino, do mundo mulçumano até a Idade Média, a Era Moderna e o romantismo do século XIX, por meio da arte e da cultura.

Na manhã desta sexta-feira (11), a ministra da Cultura, Marta Suplicy, visitou os equipamentos. No Novo Museu, pode ver de perto o busto da Rainha Nefertiti, considerada a mulher mais bonita do mundo, e coleções arqueológicas da pré-história, da história antiga e clássico. O museu Pergamon, o mais visitado de Berlim, exibe uma beleza impressionante. Ele se divide em três eixos: A Coleção de Antiguidades Clássicas, o Museu do Antigo Oriente Médio e o Museu de Arte Islâmica. São peças monumentais, da antiguidade e de enorme valor cultural.

O primeiro eixo inclui objetos e restos de obras arquitetônicas da antiguidade grega e romana. Dentre os destaques desta coleção estão o Altar de Pergamon, do século II AC, e o Portão do Mercado Mileto, também do mesmo século. O Museu do Oriente Médio contempla uma coleção de antiguidades da Babilônia, Suméria e Assíria.

São mais de 6 mil anos de história contados por magníficas reconstruções, como a fachada da sala do Trono do Rei Nabucodonosos II, da Porta de Isthar e da Via Processional da Babilônia. O Museu de Arte Islâmica se destaca por exibir obras do século VIII até XIX, com foco no Oriente Médio.

A ministra Marta Suplicy encontra-se na Alemanha, onde participa da Feira do Livro de Frankfurt, que acontece desde o dia 9 e vai até o dia 13 de outubro.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.