![](/imag/vinheta/noticia.png)
Obras do CEU das Artes e dos Esportes de Cubatão têm início dia 15
Equipamento de 3 mil metros quadrados será construído no Jardim Nova República
Sexta-feira, 11 de outubro de 2013
Cubatão está prestes a ver concretizada a ideia de um espaço multiuso, voltado para as Artes e Esportes, gerido conjuntamente pelo poder público e população. O Centro Educacional Unificado, mais conhecido como CEU das Artes e dos Esportes, começa a ser construído no dia 15/10 no Jardim Nova República. Às 14h desta data, será assinada a ordem de serviço pela prefeita Márcia Rosa, dando o pontapé inicial para que homens e máquinas comecem, efetivamente, o processo.
O terreno que abrigará o equipamento de 3 mil metros quadrados, na Rua Januário Cândido Pontes, receberá uma placa informativa com a data, valor da empreitada e tempo de execução. A obra está prevista para terminar ano que vem e será executada pela empresa Shopsigns Obras e Serviços.
O CEU das Artes e dos Esportes oferecerá à comunidade diferentes espaços: sala multiuso usada como teatro ou cinema com capacidade para 60 lugares; sala de atendimento do Centro de Referência em Assistência Social (Cras); espaço para cursos de qualificação profissional; quadra poliesportiva coberta; uma pista de skate abraçando os dois prédios, com uma academia de ginástica para a Terceira Idade; biblioteca viva, com acervo e atividades culturais; um telecentro com computadores e acesso à internet.
O equipamento de múltiplo uso deverá atender moradores do bairro e ainda de seu entorno: Parque dos Sonhos; Vila Harmonia; Jardim Real; Conjuntos Imigrantes I e II e Conjunto Papa João Paulo II. O complexo segue um dos modelos proposto pelo Governo Federal. Desta esfera, virão majoritariamente os recursos, havendo também contrapartida da Prefeitura. A iniciativa faz parte do Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC2) Comunidade Cidadã.
Gestão compartilhada - Um dos grandes diferenciais desse projeto é a administração e uso do equipamento, sempre planejados conjuntamente entre poder público, comunidade e organizações da sociedade civil. Para isso, desde julho acontecem reuniões mensais com representantes da Prefeitura e da população para organizar esse sistema de gestão, atribuir as responsabilidades ao grupo e até mesmo o formato dele. Neste sentido, as conversas já avançaram no sentido de garantir a presença de dois representantes de cada conjunto habitacional situado no território nesta gestão compartilhada.
Além da Cultura, encontram-se empenhadas no projeto as seguintes pastas municipais: Assistência Social; Educação; Esportes e Lazer; Emprego e Desenvolvimento Sustentável; Obras e Segurança Pública. A Prefeitura constituiu a Unidade de Gestão Integrada para acompanhamento e interlocução durante o período das obras junto ao Ministério de Cultura e demais Ministérios envolvidos.
Investimento
De acordo com o coordenador de engenharia, responsável pela obra na Prefeitura, o engenheiro civil chefe da Divisão de Obras, Antonio Domingos Carneiro, a estimativa de investimento é da ordem de R$ 2 milhões 280 mil. Cerca de 90% desse montante estão a cargo do Governo Federal e o restante entrará como contrapartida da Prefeitura.