SUS oferece Rede de Atenção Psicossocial

Em todo Brasil, funcionam 37 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), 60 unidades de acolhimento e 84 consultórios na rua

Por Blog da Saúde
Quinta-feira, 10 de outubro de 2013


O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado nesta quinta-feira, 10 de outubro. Para atender pessoas com problemas mentais e dependentes do uso do crack, álcool e outras drogas, o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com a Rede de Atenção Psicossocial, instituída em 2011 pela Política Nacional de Saúde Mental. A Rede oferece leitos especializados em saúde mental, equipes de consultório na rua, serviços residenciais terapêuticos e centros de convivência e cultura.

“É uma Rede que ajuda a fazer o enfrentamento nas regiões onde as pessoas vivem porque muitos dos elementos e fatores que geram transtorno mental estão ligados a fatores ambientais, do meio no qual as pessoas estão inseridas. Isso implica que o conjunto da sociedade possa ir se transformando e encontrando melhores formas de convívio, melhores formas de trabalho, de vida em família de vida em sociedade”, explica o coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Roberto Tykanori.

Também faz parte de Política Nacional de Saúde Mental o Programa de Volta para Casa, que oferece uma bolsa mensal de 412 reais para as pessoas que passam por longas internações em hospitais psiquiátricos. Em todo Brasil, funcionam 37 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), 60 unidades de acolhimento, 84 consultórios na rua, além de 225 vagas em 14 comunidades terapêuticas. A Rede de Atenção Psicossocial oferece ainda 581 leitos em enfermarias especializadas em álcool e drogas em hospitais gerais.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.