Osasco: Teatro Arca de Noé desponta com projeto de saneamento ecológico e cultura
O teatro arca de Noé é reconhecido como um espaço dedicado aos espetáculos teatrais e de arte-educação. E hoje se torna um ambiente com propostas para a educação ambiental
Quinta-feira, 10 de outubro de 2013
Gestão ambiental e cultura. Com esses pilares o Teatro Arca de Noé, parceiro da Secretaria de Cultura de Osasco, com técnicas da ambientalista Cristina Brasileira, construiu camarim e banheiros com uma concepção de saneamento ecológico a partir de métodos e materiais que resgatam a sustentabilidade. As paredes foram erguidas com hiper-adobe, pau a pique, barro, galhos e biomassa.
Algumas paredes apresentam legendas (janelas) por onde se pode observar camadas, os extratos e os materiais utilizados na concepção. Garrafas pet (resíduo plástico) foram reaproveitadas para direcionar a luz do dia aos ambientes internos por meio da reflexão e refração da luz. Isso porque as garrafas foram reenchidas com água. Pedaços de espelhos, cacos de pisos e azulejos foram transformados em mosaicos, decorando a edificação.
E, para consolidar a ação, o Teatro também irá lançar no próximo dia 17 de outubro, às 15h horas, na Visconde de Nova Granada, 513, o programa Quintas Ambientais. A ação é voltada para o público infantil, com conteúdo informativo e instrutivo. A proposta do projeto é para que cada participante coloque a mão na massa em oficinas que vão desde a elaboração de canteiros, plantio, colheita e consumo, contação de histórias, cantos e rodas.
O entorno do teatro também foi todo revitalizado a partir dessa proposta ecológica, tendo o reino vegetal como eixo para a educação ambiental e resgate socioeconômico e cultural do Brasil. Ainda serão plantadas espécies nativas que recontam a história do desenvolvimento do país através do ciclo de cada planta: cacau, café e cana de açúcar.
“Esta ação deve ser vista como um importante conceito e Osasco desponta neste sentido, pois não existe projeto desta natureza em toda grande São Paulo”, declarou o Secretário da Cultura Fábio Yamato, ao acrescentar que a questão ambiental dialoga diretamente com a cultural.
O teatro arca de Noé é reconhecido como um espaço dedicado aos espetáculos teatrais e de arte-educação. E hoje se torna um ambiente com propostas para a educação ambiental.
Serviço
Projeto Quintas Ambientais
Lançamento: 17 de outubro, às 15h, na Visconde de Nova Granada, 513 - Teatro Arca de Noé (quintal da Secretaria da Cultura)
Outras informações através do email: itacgm@yahoo.com.br
Telefone. 7897-0883