Ativista birmanesa Aung San Suu Kyi retirará prêmio 23 anos após ser condecorada

Premiação foi concedida em 1990, mas ela não podia recebê-la por estar em prisão domiciliar

Por Opera Mundi
Quarta-feira, 9 de outubro de 2013


A líder opositora do Mianmar (antiga Birmânia) Aung San Suu Kyi conseguirá receber, no dia 22 de outubro, o prêmio Sakharov de Liberdade de Consciência concedido há 23 anos pelo Parlamento Europeu.
Suu Kyi, de 69 anos, sofreu por mais de duas décadas perseguição política e passou a maior parte deste período sob prisão domiciliar.

A entrega será feita pelo presidente da Eurocâmara, Martin Schulz, informaram nesta quarta-feira à Agência Efe fontes do Parlamento Europeu. A ativista foi condecorada em 1990, dois anos após o prêmio ter sido criado.

O vencedor da edição de 2013 será anunciado nesta quinta-feira em Estrasburgo (França). A jovem paquistanesa Malala Yousafzai, que defende o direito das mulheres à educação, é a favorita para receber o prêmio neste ano, na frente de três opositores bielorrussos e do ex-analista de inteligência da CIA Edward Snowden.

Yousafzai, baleada em 9 de outubro do ano passado por extremistas muçulmanos por defender sua causa, tem o apoio claro dos três principais grupos políticos da Eurocâmara (Partido Popular Europeu, a Aliança de Socialistas e Democratas e a Aliança de Liberais e Democratas).

A reunião dos presidentes para decidir o resultado será nesta quinta-feira a portas fechadas. O nome do vencedor será anunciado às 10h locais (5h de Brasília).

A entrega do prêmio será no próximo dia 20 de novembro, em uma cerimônia especial, já que, nesta edição, a premiação completa 25 anos. A expectativa é que compareçam todos os vencedores anteriores, informaram fontes do Parlamento Europeu.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.