Osasco: Prefeito Jorge Lapas se reúne com famílias da área Raio de Luz

Moradores foram informados sobre o andamento do projeto habitacional que vai beneficiá-los

Por Secom Osasco
Quarta-feira, 9 de outubro de 2013


Transparência é a palavra de ordem no governo do prefeito Jorge Lapas. Em mais uma ação neste sentido, ele se reuniu, na noite de segunda-feira, dia 7 de outubro, com as famílias moradoras da favela Raio de Luz, no Jardim Padroeira, para falar sobre o andamento do projeto que vai beneficiá-las com moradias populares.

As famílias, que ocupam uma área particular, corriam risco de despejo, depois que o proprietário ganhou, na Justiça, direito à reintegração de posse. A partir de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Osasco e os governos estadual (por meio do programa Casa Paulista) e federal (através do programa Minha Casa, Minha Vida) a Justiça concedeu direito aos moradores de permanecerem no local até que sejam atendidos por um programa habitacional.

De acordo com o prefeito Jorge Lapas, o acordo envolve a retirada de 500 famílias, das mil que vivem no local, até o final de outubro, por meio do programa municipal Bolsa Aluguel. Elas serão assistidas até que o projeto habitacional seja concluído, atendendo a todos que moram na área. “Vocês confiaram suas vidas a nós. E podem acreditar em nosso trabalho, que é sério", afirmou, assegurando que tanto as família que estão se mudando quanto as que permanecerão na área terão o direito à moradia assegurado.

A reunião aconteceu na Sala Osasco e também contou com a participação do secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Sérgio Gonçalves, que respondeu a questionamentos dos moradores.
Segundo ele, das 500 famílias que precisam ser retiradas da área até o final deste mês, conforme previsto no acordo judicial, 403 já estão morando em casas alugadas, por meio do auxílio pago pela prefeitura. As outras 97 estão em fase de seleção de imóveis para acerto dos contratos de aluguel.

Ele afirmou ainda que as mil famílias serão atendidas em mais de um projeto, de porte menor, em locais diferentes da cidade. “Estamos negociando algumas áreas com a Caixa Econômica Federal e, em nossa próxima reunião, já esperamos informar os locais para vocês”, afirmou.

Durante a reunião, também foi apresentado um balanço das ações realizadas pela administração municipal na área. Dentre elas, destacam-se o cadastramento das famílias e um plantão social, para esclarecimento das dúvidas. Os serviços públicos existentes na região também foram acionados e mobilizados para atender as famílias. E, como próxima ação, está marcado um cadastramento, pela Secretaria da Educação, para matricular as crianças nas escolas da rede.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.