Cubatão: Seleção para cursar inglês ou espanhol de graça atrai centenas de candidatos
As aulas do Programa Cubatão Mais Idiomas são intensivas
Terça-feira, 8 de outubro de 2013
Centenas de candidatos prestaram a prova de seleção que dará direito a cursar gratuitamente inglês ou espanhol no programa da Prefeitura Cubatão Mais Idiomas. Na manhã do último domingo, 6, sediaram as provas as Unidades Municipais de Ensino (UMEs) Padre José de Anchieta e João Ramalho. Foi requisito para a inscrição ser morador de Cubatão, ter mais de 14 anos de idade e estar cursando ou já ter concluído o ensino Fundamental II.
As secretarias municipais de Educação e de Assistência Social (Seduc e Semas), que se encarregaram da realização do concurso, orientaram-se por contemplar segmentos sociais cuja inserção no mercado de trabalho poderia ser menos imediata por conta de questões de acesso. Assim, com o objetivo de concorrer para a redução das desigualdades, houve reserva de 50 vagas: 25 para pessoas com deficiência e mais outro tanto para munícipes encaminhados pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas).
Resultados - Os resultados devem ser divulgados em 17 de outubro nas UMEs Elza dos Santos José de Anchieta, Martim Afonso, Rui Barbosa, Manoel da Nóbrega, Fábrica da Comunidade e no site da Prefeitura (www.cubatao.sp.gov.br). As vagas privilegiarão os que obtiverem maior nota no processo seletivo de conhecimentos, tendo como critérios de desempate: ser menor idade; estudar na rede pública (municipal ou estadual); e tirar maior nota em língua portuguesa.
Expectativa - A candidata Alice de Sousa, 17 anos, está de olho em oportunidades de conhecer outros lugares e conquistar espaço no mercado de trabalho. Prova de que nunca é tarde para buscar novos conhecimentos, Agnaldo Santos de Souza, 41 anos, candidato a uma das vagas do Programa Cubatão Mais Idiomas, pensa em aprofundar o conhecimento em inglês a partir deste curso "Quero começar com o básico e não parar mais. Essa é uma boa oportunidade para melhorar meu currículo".
Carga horária
De acordo com informações do edital, a carga horária de cada curso é de 140 horas, sendo 120 de conteúdo específico e 20 da matéria meio ambiente. As aulas serão ministradas de 21 de outubro a 12 de dezembro.
Receberam as inscrições e deverão recepcionar os alunos para as aulas as UMEs Bernardo José Maria de Lorena, Elza dos Santos, Padre José de Anchieta, Martim Afonso, Rui Barbosa e Manoel da Nóbrega. Mais informações podem ser obtidas na Fábrica da Comunidade (Avenida Nove de Abril, 1.775, Centro, telefone 13-3375-2715).