Casos de tortura e morte de imigrantes japoneses no Brasil entre 1946-1947

Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva” realiza nesta quinta-feira (10/10), às 15h, audiência sobre casos de tortura e morte de imigrantes japoneses no Brasil no período da 2ª Guerra Mundial

Por PT Alesp
Terça-feira, 8 de outubro de 2013


A Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva” realiza nesta quinta-feira (10/10), às 15h, audiência sobre casos de tortura e morte de imigrantes japoneses no Brasil no período da 2ª Guerra Mundial. A situação da colônia japonesa se agravou após a derrota do Japão.

Imigrantes foram presos e torturados na Ilha de Anchieta. Estará presente Tokuichi Hidaka, de 87 anos, que, após 15 anos de prisão e tortura , sofreu a punição da colônia japonesa, sendo discriminado e condenado ao ostracismo, sem oportunidade para contar a sua versão da história.

A história de Hidaka é contada no filme Yami no Ichinichi - O Crime que abalou a Colônia Japonesa no Brasil, do diretor Mario Jun Okuhara.

Também nesse dia acontecerá uma homenagem a Luiz Gushiken, ex-ministro e um dos fundadores do PT, que morreu no último dia 13 de setembro.

Serviço

Audiência da Comissão da Verdade do Estado de SP "Rubens Paiva"
Quando: 10 de outubro às 15 horas
Onde: Alesp - Auditório Paulo Kobayashi (Av. Pedro Álvares Cabral, 201)




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.