Concurso de melhores práticas sustentáveis prorroga inscrições
Instituições públicas que promovem ações de responsabilidade socioambiental podem se inscrever até 15 de novembro
Sábado, 5 de outubro de 2013
O concurso “Melhores Práticas de Sustentabilidade” (Prêmio A3P) prorrogou inscrições. Agora as instituições públicas que realizam ações de responsabilidade socioambiental têm até dia 15 novembro para se inscrever da 5ª edição do concurso. A divulgação do resultado final acontecerá até 30 de março de 2014. Os órgãos participantes passarão por uma avaliação, classificação e vistoria in loco dos projetos.
O Prêmio A3P tem o objetivo de dar visibilidade às iniciativas de responsabilidade socioambiental da administração pública e estimular a propagação dessas ações bem-sucedidas. A premiação faz parte da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que visa estimular ações sustentáveis no cotidiano das instituições públicas, como, por exemplo, o reaproveitamento de papel, atitudes de economia de água e energia, separação do lixo, capacitação dos servidores, compras públicas sustentáveis, entre outras.
Mérito
De acordo com a analista ambiental do MMA, Angelita Coelho, as inscrições foram prorrogadas para incentivar a participação de mais instituições. “Buscamos com essa premiação reconhecer o mérito das atividades promovidas pelos órgãos públicos no âmbito do programa, por isso estamos ampliando o prazo de inscrição, para que mais experiências bem sucedidas apareçam e sirvam de exemplo”, reforçou Angelita.
As instituições que possuem termo de adesão vigente da A3P podem concorrer em três categorias: Gestão de Resíduo, Uso/Manejo Sustentável dos Recursos Naturais e Inovação na Gestão Pública. Os órgãos que estão inseridos na Rede A3P, canal de comunicação que promove o compartilhamento de experiências, podem concorrer apenas na quarta categoria - Destaque da Rede A3P.
Receberão certificados e troféus os três primeiros colocados de cada categoria.